quarta-feira, 31 de março de 2010

''Artes de Giotto''


''Renasce a Perspectiva''


Giotto di Bondone foi com certeza um dos pintores mais expressivos da história da arte. Sua importância é tamanha que muitos o consideram simplesmente o precursor do Renascimento.

Giotto nasceu em 1267, perto da cidade de Florença e morreu em 1337, um passado muito distante, tanto que quando ele nasceu ainda haviam duas cruzadas para acontecerem.

A importância de Giotto está no fato de que ele foi o primeiro pintor, em cerca de mil anos a inserir a perspectiva na pintura.

Antes da Giotto a igreja, que dominou a arte desde o fim do Império Romano, considerava que a pintura deveria ser somente um meio de apresentar uma mensagem (quase sempre religiosa é claro) e não um fim em si. Por isso nesta época ocorreu um simplificação da pintura em relação ao período clássico.

Mas não foi somente a perspectiva que impressionou na arte de Giotto, mas a própria qualidade de seus trabalhos, também considerada inédita na época. A pintura de Giotto causou comoção em Florença, pode se dizer, preservadas as devidas dimensões, que Giotto foi o primeiro artista "superstar". Foi a partir dele que artistas começaram a ser reconhecidos como estrelas na Europa e também foi a partir de Giotto que começou o hábito dos pintores assinarem suas obras.




A Lamentação de Cristo - 1305 - Afresco da Cappella Dell'Arena. Além da perspectiva, neste quadro vemos outra inovação em relação a Idade Média, personagens aparecem de costas, algo que não acontecia antes de Giotto.



A Última Ceia por Giotto. Repare na disposição dos Apóstolos. Como no quadro anterior, muitos estão de costas para nós. Com isso Giotto buscava mais realismo à cena, não apenas passar a mensagem necessáriau, mas tentar visualizar o momento como teria ocorrido. Reparem que neste quadro também há um erro, o mastro parece atravessar um dos apóstolos. Giotto pagou nesta obra o preço pela inovação, pois estava fazendo o que ninguém mais fazia.


A Apresentação da Virgem - 1305 - Afresco da Cappella Dell'Arena, em Pádua, na Itália. Repare no impressionante efeito 3d que Giotto conseguiu nesta pintura. Começava uma nova era para as artes.

Vejam o quadro abaixo, um típico exemplo da idade média, de um outro artista, e comparem a diferença, reparem na ausência de perspectiva e como o pintor se esforça para mostrar todos os personagens de frente, mesmo que isso tire o realismo da cena. Assim era a pintura antes de Giotto.

Giotto, segundo relatos, era um homem muito pequeno, quase um anão, mas sua obra é de uma grandeza incomparável. Ele foi um desbravador da pintura, símbolo do Renascimento, uma época em que a humanidade, olhando bem para trás, voltava a caminhar para frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário